
Mini acampamento: formação e diversão
8 de agosto de 2025Nessa última manhã de quarta-feira (20), o Projeto Me Leva realizou no Centro Estadual de Formação de Professores – Mangabeira, em João Pessoa, o 3º Encontro de Juventudes Me Leva, reunindo instituições de ensino das cidades de Santa Rita, João Pessoa e Bayeux.
O encontro foi marcado por uma roda de conversa entre personalidades ativas em ações sociais e estudantes da rede pública de ensino falando sobre juventudes, mundo do trabalho e cidadania, em que os (as) estudantes puderam fazer perguntas relacionadas a assuntos específicos de suas realidades.
Estiveram presentes as instituições ECIT José do Patrocínio – Funcionários II, João Pessoa/PB, ECI Maria de Lourdes – Tibiri II, Santa Rita/PB, ECI Heliton Santana – Marcos Moura, Santa Rita/PB, IFPB, Campus Santa Rita – Bairro Popular, Santa Rita/PB, Escola Francisco Leocádio – Várzea Nova, Santa Rita/PB, Escola Luiz Ribeiro Limeira – Tibiri II, Santa Rita/PB e a Escola Técnica de Bayeux – Centro, Bayeux/PB
Para compor a mesa foi convidada a educadora social Gabriela Brito, formada em biomedicina e especialista em saúde pública, ativista ambiental e criadora do movimento SOS RIO MUMBABA, gerente operacional de popularização de ciência e tecnologia do estado da paraíba. Membra do Conselho Estadual LGBTQIAPNB+ Paraíba, do comitê de combate e prevenção a cultura, da União de Mulheres brasileiras – UBM, presidente do PCdoB municipal de Santa Rita e suplente de vereadora da mesma cidade.
O assistente Técnico no Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Paraíba – CEDCA/PB, Marcelo de Lima, também compôs a mesa. Bacharel em Direito pela Faculdade Internacional da Paraíba, com atuação destacada nas áreas de Direitos Humanos, Administração Pública, Socioeducação e Direito da Criança e do Adolescente. E a assistente social Amanda Ferreira, responsável pelo eixo de Protagonismo na Associação Comunitária Nova Vida. Atualmente faz parte do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e ao Trabalhador Adolescente na Paraíba (FEPETI), da Rede Margaridas Pró Crianças e Adolescentes (Remar) e Articuladora da Comissão Municipal de Protagonismo e Participação de Sapé.
Ao longo do encontro, perguntas sobre política, cidadania e educação, violência e mundo do trabalho ecoaram da plateia de jovens estudantes. Cientes dos seus direitos, buscavam respostas para os problemas do dia a dia enfrentados nas salas de aula e nas escolas em que estudam. Os (as) convidados (as) articularam as respostas e procuravam compreender quais soluções poderiam ser tomadas ou quais ações de intervenção e reivindicações podem ser realizadas pelos (as) estudantes e poder público.
O aluno João Lucas da Escola Técnica de Bayeux avaliou o evento como produtivo para promover pensamento crítico e conscientização. “Eu achei que foi um evento muito importante apresentado para todos esses alunos, para uma formação de cidadãos. Os profissionais que estiveram debatendo sobre os temas de uma forma impressionante. Com certeza vai abrir a mente de muitas pessoas quando saírem daqui”, finalizou o estudante.
A terceira edição do Encontro de Juventude ainda contou com a apresentação teatral dos (as) educandos (as) do Projeto Legal de Marcos Moura, com o espetáculo “Onde nasce o canto”. Finalizando com uma despedida e distribuição de lanches para os (as) alunos (as).













