
Editais de convocação
19 de setembro de 2025
Cedhor participa do segundo Feirão da Aprendizagem da Paraíba
24 de outubro de 2025Na quinta-feira, 16, o Centro de Defesa dos Direitos Humanos Dom Oscar Romero – Cedhor, recebeu o Fórum Popular de Segurança Pública da Paraíba para debater a atual situação da segurança na cidade de Santa Rita e articular ações que possam trazer melhorias para a população.
A assistente social do Cedhor, Jacinta Morais, iniciou o fórum agradecendo a presença de todos e todas na reunião, destacando a importância de ter a sociedade civil organizada para tratar de temáticas essenciais no dia a dia de qualquer município, visto que o povo é quem é afetado pelos serviços prestados, em especial para a ocasião, no que diz respeito a segurança de uma população e como ela é administrada na cidade.
A exposição sobre o que é o Fórum de Segurança Pública, bem como o direcionamento do debate com os presentes foi dirigido pela educadora social da Fundação Margarida Maria Alves, Verônica Rodrigues, com mediação de Victor Bruno, advogado do Cedhor. “Esse fórum surgiu pela necessidade da população, que é quem precisa do serviço, discutir o que é essa história de segurança pública. Porque as vezes a gente pensa só na polícia, mas temos que entender que vai muito além disso”, elencou Verônica.
Estiveram presentes no fórum mães representantes do conselho de responsáveis dos Projetos Aquarela e Legal, além de representantes do Conselho de Crianças e Adolescentes (Concriad) dos referidos projetos, moradores (as) da Ocupação Marilene Dantas, participantes do Instituto Afro Aurora Dance, representantes da Cooperativa de Catadores de Reciclagem de Marcos Moura (Cooremm), alunas das Escolas Antônio Pereira do bairro de Marcos Moura, alunas da escola Maria de Lourdes do bairro de Tibiri 2 e alunos (as) do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) de Santa Rita.
No momento para debate, alguns (as) representantes tiveram momento de fala para trazer a visão de quem está nas ruas como sociedade e vivencia a segurança pública da cidade na prática. Muitos pontos de melhorias foram ressaltados e indicadores de como essas questões podem ser resolvidas foram suscitadas.
Ao final, participantes se voluntariaram a representar os (as) demais participantes desse fórum em uma audiência pública na Câmara Legislativa da Paraíba com deputados e deputadas estaduais para ouvir a população no que se refere ao tema da Segurança Pública.
Agradecemos a cada cidadã e cidadão que puderam comparecer ao fórum e contribuíram no debate e com possíveis demandas para um serviço de qualidade e que atenda de fato às necessidades dos (as) moradores (as).





