O Centro de Defesa dos Direitos Humanos Dom Oscar Romero – CEDHOR, vem, mediante a presente nota, se solidarizar com as famílias dos adolescentes Victor e Pedro Henrique, alvejados em Marcos Moura, Santa Rita no dia 10 de abril do ano de 2023, após abordagem de policiais militares.

Nossa solidariedade à dor da família de Victor que veio a óbito e ao Pedro Henrique que está internado no Hospital de Trauma ainda em estado critico pelos tiros que o atingiram.Os adolescentes pertenciam à comunidade, estudavam na rede pública e frequentavam os projetos sociais no bairro. Pedro Henrique, inclusive, é membro atuante da paróquia Santo Antônio, está no grupo de crisma da comunidade Sagrada Família no Jardim Carolina e seria crismado no próximo domingo.

Diante de tamanha injustiça e despreparo, solicitamos aos órgãos competentes uma rigorosa investigação com acompanhamento do Ministério Público e que os policiais envolvidos na ação sejam afastados até o final das investigações.

O erro de não ter parado em uma abordagem policial, não por cometer um delito, mas por não ter habilitação, não pode ser motivo de uma reação tão violenta por parte dos policiais, sobretudo porque os tiros que poderiam ter sido de advertência atingiram órgãos vitais das vítimas e os adolescentes, a diferença do que foi veiculado em alguns meios de comunicação, não estavam em posse nem de arma verdadeira nem de simulacro de arma.

Enfim, pedimos que seja também apurada a eventual falta de tempestividade por parte dos policiais quanto à prestação de socorro às vítimas, conforme foi denunciado por populares através de vídeos compartilhados na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *