
Exaltação à cultura nordestina marca o II Sarau Literário dos projetos do Cedhor
14 de julho de 2025Criatividade e união marcaram a finalização da disciplina de empreendedorismo dos (as) alunos (as) do curso de Serviços administrativos do Projeto Me Leva.
Como última atividade o professor Robson Ferreira conduziu os (as) alunos (as) a adquirirem o pensamento empreendedor, incentivando-os (as) a darem início a uma empresa no intuito de no final haver a realização da apresentação de suas criações na Feira de Empreendedorismo fomentada pelo curso.
“O objetivo do exercício era apresentar aos alunos, de forma prática e inspiradora, o universo do empreendedorismo. Despertando um olhar mais atento e criativo para essa área, que além de possibilitar inovação e autonomia, também abre caminhos para a empregabilidade e geração de renda”, afirmou o professor.
Passo a passo, as turmas da manhã e do turno da tarde se dedicaram em pensar nas melhores estratégias para criar um negócio. Afinal, era importante ser idealizado com pensamento crítico de mercado e a partir do desejo de empenhar forças em algo que cada um (a) acreditasse, ou seja, precisava de motivações reais e não apenas a entrega de uma atividade do curso.
Desde o nome das empresas, aos produtos que seriam comercializados, os (as) educandos (as) criaram suas empresas e puderam apresentar para os (as) demais colegas e visitantes empreendedores os seus próprios empreendimentos, mesmo que fictícios, mas desenvolvidos com seriedade e estratégia.
Yuri Nascimento, aluno do curso de Serviços administrativos, encarou o desafio como proveitoso, vê que essa etapa, assim como todo o curso, se une a um projeto de mudar sua visão de vida para melhor. “Nós aprendemos muito sobre experiências, fizemos o nosso trabalho, criamos a nossa empresa e apresentamos o nosso produto. A aula foi ótima e isso tudo é uma experiência inesquecível, é algo que planta uma semente dentro da gente e traz mais vontade de aprender, de empreender e vontade de mudar de vida”, finalizou Yuri com sentimento de felicidade.
Os (as) alunos (as) ainda puderam conhecer vivências de outros empreendedores, a saber a realização de muitas perguntas e curiosidades que tinham sobre esse universo. E em um compartilhamento de histórias, adquiriram conhecimento e dicas para uma vida empreendedora. A Feira de Empreendedorismo contou com abordagens ativas e experiência de aprendizagem, ao unir teoria e prática por meio de vivências concretas, a partir do contato direto com empreendedores de diferentes áreas e a criação de empresas como atividade final da disciplina.




