
Projetos do Cedhor realizam visita na Assembleia Legislativa da Paraíba
19 de junho de 2025Juntos, o Projeto Aquarela e Projeto Legal construíram e realizaram no mês de julho, a segunda edição do Sarau Literário com o tema “Entre Versos, Cordéis e Poesias: O Movimento Armorial”.
O Movimento Armorial é um movimento estético que une a arte conhecida como erudita com elementos da cultura popular nordestina. Da literatura de cordel, à música das orquestras populares e xilogravuras nordestinas, perpassando pela literatura, teatro, música, artes plásticas, arquitetura e cinema.
Idealizado pelo escritor Ariano Suassuna em 1970, o movimento armorial foi em 2025 o norteador das atividades do Sarau, desenvolvidas por colaboradores (as) e educandos dos projetos, entre oficinas e expressões culturais.
O II Sarau Literário recebeu o cordelista Fábio Aguiar para falar sobre sua trajetória na escrita de cordel e na oportunidade, Fábio encorajou as crianças e adolescentes a embarcarem no universo da escrita e leu alguns de seus textos. O primeiro cordel apresentado, narra a história de Pedro, um menino que precisou sentir a escassez para só assim, valorizar a água. Um segundo cordel lido foi feito como homenagem aos projetos, valorizando o bem que fazem nas comunidades que atuam.
Celebrando a cultura nordestina, bem como os talentos dos (as) educandos (as) dos projetos Legal e Aquarela foram realizadas apresentações culturais. Entre elas: dupla de violões, dança da música O Cheiro da Carolina, grupo de percussão e esquete baseada na obra O Auto da Compadecida.
O Sarau fortaleceu a identidade cultural regional e estimulou a troca de experiências, evidenciou a riqueza existente na literatura do nordeste, na música, nas danças e o quanto é necessário conscientizar os (as) mais novos (as) de exaltar e fomentar a sua própria cultura.





