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6 de junho de 2025Com adolescentes do Projeto Aquarela e Projeto Legal, aconteceu a 4ª edição do Encontro da Escola de Protagonismo no último sábado de maio (31), encerrando com o evento, as atividades do mês. O Projeto Legal sediou o encontro que teve por tema geral “Trabalho Infantil” e “Festas Juninas”, datas fixadas em junho.
O dia foi programando com atividades para gerar conscientização e lazer, envolvendo ativamente os (as) adolescentes na realização das ações. As dinâmicas, os jogos ou os vídeos exibidos foram todos com o objetivo de sensibilizar os (as) adolescentes sobre os impactos negativos do trabalho infantil, estimulando a reflexão crítica acerca dos direitos da criança e do adolescente, além de reforçar a importância da educação e do brincar.
A partir da chegada dos (as) adolescente, recebidos com músicas juninas e direcionados para quadra local, foi brevemente explicado para eles (as) o cronograma do encontro, sendo logo após servido o café da manhã para fortificar os protagonistas que tiveram um dia cheio pela frente com muito aprendizado.
Com a finalidade de trazer à tona uma discussão sobre a realidade do trabalho na infância e conscientização do combate, corroborou para isso a exibição de dois vídeos, “O Menino e o Mundo – Emicida Aos olhos de uma criança”, animação que aborda exploração infantil e “Criança não trabalha, criança dá trabalho”, campanha do MPT (Ministério Público do Trabalho). Ao final desses vídeos foram levantadas perguntas para os (as) adolescentes responderam referentes ao que foi assistido.
O “Jogo da Campanha de Conscientização” foi a atividade mais enfática quanto ao tema abordado no encontro, agrupando e colocando os (as) adolescentes para atuarem ativamente na criação de uma campanha nacional de enfrentamento ao trabalho infantil, realizando a ideia e a gravação de vídeos para serem publicados no instagram do “Projetos Cedhor”, além de idealizarem uma paródia seguindo a temática.
Os sete grupos demonstraram empenho e entendimento sobre o enfrentamento ao trabalho infantil, apresentando campanhas e músicas conscientes e bem elaboradas, protagonizando, de fato, vozes ativas e compreensão da urgência do assunto.
O Encontro da Escola de Protagonismo trouxe assuntos pertinentes para os (as) adolescentes compreenderem desde já, temas sérios, porém sendo tratados de forma lúdica, interativa e colaborativa, adequadas para a faixa etária que o evento se destinou.
Nadine Costa – Ascom Cedhor