O Centro de Defesa de Direitos Humanos Dom Oscar Romero (CEDHOR) é uma instituição que tem o objetivo de propagar ações de promoção e defesa dos Direitos Humanos na cidade de Santa Rita, mais especificamente nos bairros de Tibiri II e Marcos Moura, desde o ano de 2003, tendo como atividade fim a assistência sócio-jurídica à população em situação de vulnerabilidade social.
Fundado pelo Padre Comboniano Severino Perini no ano de 2000 com a participação de 4 juristas populares formados pela Fundação Margarida Alves, e oficializado enquanto pessoa jurídica sem fins lucrativos em 11 de setembro de 2003, o CEDHOR surgiu com o propósito de defender e promover os direitos humanos, com uma visão libertadora, norteada pela mística de Dom Oscar Romero, Bispo de El Salvador, país da América Central, assassinado no dia 24 de março de 1980 por causa do seu compromisso na defesa da dignidade dos mais pobres.
Localizado na rua Jornalista Roberto Marinho, nº 530, no bairro de Tibiri II, o CEDHOR sempre prezou pela sua atuação no meio do povo mais vulnerável, e pela participação nos movimentos populares em busca de melhores condições de vida das populaçãoes periféricas. Por causa dos altos índices de violência que assolam o município de Santa Rita, desde o início, o Cedhor, tem tido uma atuação muito significativa no enfrentamento aos abusos contra crianças, jovens, mulheres e idosos.
Com recursos financeiros provenientes de parcerias com instituições públicas e privadas e o apoio da Congregação dos Missionários Combonianos , o Cedhor conta com a diretoria composta por oito pessoas e uma equipe multidisciplinar para um atendimento qualificado da população.
O CEDHOR funciona de segunda à sexta feira, das 7h30 às 16h30. Todos os serviços prestados pela entidade são gratuitos. O atendimento jurídico funciona em regime de plantão e é realizado por agendamento.
Além do atendimento socio-jurídico, o Cedhor executa programas de atedimento direto à crianças, adolescente e jovens, como, Projeto Legal, no bairro de Marcos Moura, Projeto Aquarela, na comunidade de Vázea Nova e o Projeto Me Leva, localizado na sede.
As ações do Cedhor são de dois gêneros:
1) Promoção dos direitos humanos através de oficinas, cursos de formação em direitos humanos, articulação em rede como entidades que compõem o sistema de garantia de direitos, participação nos conselhos de formulação e fiscalização das políticas públicas e atuação na construção e fiscalização da execução do orçamento público.
2) Defesa dos direitos em parceria com o Ministério Público Estadual e Federal, a Defensoria, o Conselho Estadual de Direitos Humanos, o Comitê de Combate a Tortura e Tráfico de Pessoas, o Conselho da Mulher e outras instâncias emprenhadas na salvaguarda da dignidade humana.
Promover ações que contribuam com a efetivação dos Direitos Humanos.
Administrativo – Organizar administrativamente o CEDHOR e cuidar do Patrimônio da Instituição.
Assessoria jurídica – Orientar os usuários, construir relatórios, Advogar em favor do CEDHOR e Promover momentos formativos
Comunicação – Criar, implantar e implementar o plano de comunicação e mídia da instituição
Psicossocial – Atender o/as usuários e desenvolver projetos e ações que promovam inclusão social
Formação – Desenvolver atividades formativas, cursos, oficinas, workshop, seminários e palestras sobre temáticas que contribua para o desenvolvimento humano
Articulação Institucional – Desenvolver ações de articulações em rede na esfera dos grupos minoritários e movimentos sociais e políticas
Serviços Gerais e Manutenção – Realizar a limpeza do ambiente, como forma de proporcionar o bem estar no espaço do trabalho
Serviços Gerais e Manutenção – Realizar a limpeza do ambiente, como forma de proporcionar o bem-estar no espaço do trabalho
Atendimento direto a crianças, adolescentes e jovens – Executar projetos para cooperar com o desenvolvimento integral e protagonismo infantojuvenil.
Todos os direitos reservados @ 2022 – CEDHOR
Produzido pela Sua Presença . Digital.